Com tantos visitantes e com um largo crescimento, vários empreendedores já começaram a investir em pousadas e etc., porém, são os nativos que vem aproveitando o momento vendendo passeios aos turistas e assim também vem garantindo os seus sustentos. Mas para que estes seguimentos sejam legalizados, eles precisam de alvarás que são liberados pelo o município.
Por esta razão, aconteceu no ultimo sábado dia (28) Uma operação do Instituto Chico Mendes (ICMBIO) na praia de Barra Grande e que resultou em várias lanchas lacradas pelo o instituto e outras apreendidas e levadas para a cidade de Tamandaré-PE, onde fica a sede do ICMBIO.
Com estes transtornos, os donos de lanchas foram obrigados a devolver o dinheiro dos passeios que já tinham vendidos. Esta operação aconteceu na piscina natural da Barretinha como é conhecida.
André Dicaprio de 34 anos e mais 23 donos de lanches, alegam que existe uma pressão muito forte dos “grandes” sobre o município para não liberar mais alvarás, e que não conseguem apoio por se tratar de pessoas menos endinheiradas. Eles não podem explorar a praia onde nasceram e cresceram, mas os que não moram aqui, podem, reclamam!
Diante desta situação e revoltados, os donos de lanchas que não foram autuados, resolveram em forma de protesto, fechar as piscinas naturais de Barra Grande, não deixando de forma alguma encostar nenhuma embarcação de passeios.
Hoje terça feira dia (01), já é o segundo dia de protesto e eles também garantem que não irão parar enquanto a situação não for resolvida.
O Portal de Notícias MaragoGiro, tentou entrar em contato por várias vezes com o ICMBIO, mas o telefone disponível no site, não estava em funcionamento.
Também por ser feriado, as repartições públicas estão fechadas.
Podcast: Play in new window | Download