Gari é, segundo o dicionário, o empregado da limpeza pública; o varredor de rua. O termo surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou conhecida como o Dia do Gari.
Em Maragogi, eles são cerca de 90 trabalhadores, dedicados à limpeza das ruas, praças, avenidas e distritos. São homens e mulheres, pais e mães de família que enfrentam sol, chuva, vento e poeira de segunda a sábado, sempre nas ruas com um único objetivo: manter a cidade bonita para todos.
Ainda que muitas vezes passem despercebidos, os garis sentem o reconhecimento. “Quando os carros de limpezas passam, deixam o sinônimo de limpeza no ar e tudo fica mais bonito nas ruas. Muitas pessoas agradecem pelo serviço que a gente presta, muitos ficam maravilhados. Só com o fato de ver a nossa presença para deixar a rua ou bairros mais limpos, já valorizam o trabalho da gente”, conta Fábio Alexandre, supervisor da empresa de limpeza do município de Maragogi.
Para o empresário Júnior da Saneape, o dia 16 de maio não é uma data qualquer, ela é tão importante na vida da sociedade que os seus atributos estão além do imaginável, pois uma cidade limpa significa respeitabilidade, coerência e destreza de uma particularidade incalculável. “Nós buscamos reconhecê-los todos os dias, na prática, na sua rotina diária, graças ao seu trabalho e o reconhecimento dos cidadãos que podem viver em uma cidade mais limpa, bonita e saudável feito Maragogi. Precisamos agradecer a eles, todos os dias, pela dedicação e pelo cuidado com a cidade”, relata o empresário.
A Saneape Soluções Ambientais reconhece e valoriza a atuação de cada gari que trabalha garantindo uma cidade cada vez melhor para se viver.
Feliz Dia do Gari aos nossos trabalhadores!