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Em agosto do ano passado, Disney anunciou rompimento com a Netflix e que já teria planos para lançar sua própria plataforma de streaming ainda em 2019. Nesta semana, a empresa de análise de mercado RBC Capital Market considerou que a companhia está caminhando para se tornar “indiscutivelmente a companhia líder mundial em conteúdos” exibidos digitalmente.
Um dos fatores para esta análise é que a Disney pretende investir 30 bilhões de dólares anualmente em conteúdos para sua plataforma. Em comparação, a Netflix deve investir 8 bilhões de dólares em conteúdos originais neste ano, planejando cerca de 700 novos produtos, entre séries, filmes, documentários e especiais de comédia.
Segundo Steven Cahall, economista da RBC, outro ponto foi a compra da Fox, anunciada no final do ano passado. Vale lembrar que, com este acordo, a Disney também arrematou parte do Hulu, plataforma de streaming bastante forte no mercado norte-americano. O serviço tem 17 milhões de usuários e tem um grande engajamento com uma audiência mais adulta.
Na mesma ocasião, o CEO da empresa Bob Iger também disse que já havia planos de produções de séries de Star Wars , um programa sobre universo Marvel e produções baseadas nas franquias High School Musical e Monstros S.A.
Outra questão levantada pelo RBC é o potencial de engajamento fora da plataforma que a Disney tem, por exemplo com parques temáticos. Para Cahall, só o número de famílias que vão viajar todas as férias para a Disneyland já é de 50 milhões de residências. Isso sem contar a base de fãs das franquias já citadas.
A estimativa da RBC é de que para cada um milhão de assinantes, a Netflix tenha 1,3 bilhão de dólares em valor de mercado. Já para Disney, alguns milhões de assinantes, contando com Hulu, resultariam em um potencial de aumento em 20 por cento nos papéis da empresa.