Na noite desta quinta-feira (19), o presidente da Câmara de Vereadores de Maragogi, Júnior de Jozemir (PSDB), abriu a Sessão Ordinária da 20ª legislatura com a presença de dez vereadores em plenário. Havendo quórum regimental e após aprovação da ata da Sessão anterior, Júnior de Jozemir liberou a reunião para os pronunciamentos dos vereadores.
Requerimentos foram apresentados por Júnior de Barra Grande (MDB), Mércio (MDB), Pipo (PSDB) e pelo próprio presidente, que solicitou, para próxima Sessão, a presença do secretário de Infraestrutura para explanar os andamentos das obras no município, porque, de acordo com alguns vereadores, a pasta está deixando a desejar.
Na ordem do dia, entraram dois projetos de autoria da vereadora Alcione Pinto (PP).
O primeiro é de indicação ‘Creche o Ano Inteiro’. Ele foi justificado pelo fato de Maragogi, sendo cidade turística, recebe visitantes de todo o mundo principalmente nas férias e na alta temporada; isso aumenta as oportunidades de empregos diretos e indiretos no segmento, e muitas mães aproveitam o momento para trabalhar.
Assim, o projeto deve ser formulado para garantir a permanência da criança matriculada nas creches inclusive nas férias e alta estação, quando as genitoras estão trabalhando. O escopo do projeto diz que, durante o período, as crianças serão envolvidas em momentos lúdicos que despertarão imaginação e criatividade, atendendo aos estudantes que não teriam como ficar em casa.
O projeto acontecerá em uma escola sede, que receberá as demais creches para o período de férias.
Já o projeto ‘Maio Laranja’ é inspirado pelo dia 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
O projeto foi justificado pela necessidade de ampliar o tempo dedicado ao tema, de modo que o Maio Laranja não se restrinja a um só dia. A vereadora destacou que se deve combater a violência e a exploração sexual todos os dias do ano, mas o projeto visa enfatizar o tema no mês, promovendo atividades de conscientização, orientação, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes.
Após elogios aos projetos, os vereadores o aprovaram por unanimidade. A vereadora agradeceu ao apoio de todos e se disse certa de que serão abraçados pelo poder executivo.
Em seguida, Júnior de Jozemir encerrou a sessão.