A cidade de Maragogi, litoral norte de alagoas, localizada há 135 km de Maceió, reconhecida como o segundo polo turístico do Estado de Alagoas com uma das orlas mais perfeitas das áreas litorâneas do Brasil, vem perdendo espaço em números de visitações de turistas e veranistas para o seu próprio território entre as praias de Barra Grande, Antunes e Peroba, que também detém as mais belas paisagens de todo litoral.
As praias de Barra Grande e Peroba, ambos distritos de Maragogi, vem chamando atenção dos visitantes que aos poucos adotaram essas localidades para se divertirem e passarem feriados e fins de semanas com amigos e familiares. Até mesmo nos dias de semanas essas praias ficam superlotadas, e toda movimentação vem garantindo a economia local gerando emprego e renda para os nativos.
Há pessoas que já estão tratando Barra Grande e Peroba como os principais pontos turísticos de Maragogi, pois as praias de águas cristalinas, distante das línguas negras da cidade, atraem a multidão para o mar sem muita preocupação com a poluição, algo que Maragogi não dispõe devido aos esgotos a céu aberto que desaguam no mar frequentemente. Esses lamentáveis problemas estão fazendo turistas e veranistas propagarem de forma negativa o destino Maragogi e os descasos estão se espalhando pelo mundo entre fotos e filmagens através das redes sociais.
Essa falta de sensibilidade dos órgãos públicos talvez tenham sido o principal indutor dos turistas e veranistas a saírem da orla da cidade, se deslocando em massa para os distritos de Barra Grande e Peroba. Outro fator importante para tamanha migração dos turistas foram os luxuosos empreendimentos de receptivos acompanhados por bons profissionais que atendem com tranquilidade toda demanda, a exemplo do Crôa Mares em Peroba que, por ser um renomado receptivo, trabalha exclusivamente com a maior empresa de turismo do Brasil, a CVC.
Já em Barra Grande, após o surgimento do Barra Mar, o receptivo de grande porte alavancou de tal forma em tão pouco tempo o pequeno povoado que até a prefeitura do município irá intervir no o transito, modificando-o devido ao fluxo de veículos que transitam a todo momento pelo centro do distrito e pela Rua da praia. Todavia, tais investimentos, sincronizados com as belezas naturais das praias de Barra Grande e Peroba, estão tirando o foco da cansada orla de Maragogi, que não inova em mais nada, a não ser em aberturas de novas conveniências.
Muitos nativos e empreendedores sentiram neste feriadão de semana Santa a diferença de visitantes entre anos anteriores, pois enquanto Barra Grande e Peroba desfrutavam do maior público dos últimos tempos, a orla de Maragogi estava pouco movimentada. Porém, no momento dos passeios para as piscinas naturais, Maragogi ainda se destaca pela quantidade de pessoas querendo fazer o passeio. “A cidade de Maragogi tem que inovar, pois todo o ano que chego aqui só tem as piscinas naturais e mais nada, então depois dos passeios, vou para Antunes e agora Barra Grande.” Revela Eduardo Figueroa, turista de São Paulo.